quinta-feira, 9 de maio de 2013

Deputados e prefeitos discutem em Brasília, parque tecnológico para Caraúbas

Henrique Alves coordenou reunião na Presidência da Câmara
Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, a deputada federal Fátima Bezerra e o deputado Gustavo Fernandes discutiram nesta quinta-feira (9), em Brasília, a criação de um parque tecnológico para Caraúbas, no Médio Oeste potiguar. A reunião com a participação dos ministros Marco Antônio Raupp, da Ciência e Tecnologia e Garibaldi Filho, da Previdência Social, foi no gabinete da presidência da Câmara. Os prefeitos de Caraúbas e Felipe Guerra, respectivamente Ademar Ferreira e Haroldo Ferreira, participaram do encontro e reforçaram o pleito apresentado pelo reitor da Ufersa, José de Arimatéia.

A idéia, segundo o reitor da Ufersa, é fazer de Caraúbas um centro de produção científica e tecnológica seguindo o exemplo de Campina Grande, na Paraíba. Inicialmente seriam construídos três módulos de 1.500 m² cada um, para abrigar até 20 empresas por módulo. Os empreendimentos serão especializados nas áreas de tecnologia da informação, automação e hardware.

A implantação do parque tecnológico, numa área de 20.000 m² doada pelo empresário local Ademos Ferreira Júnior, está orçada R$ 11 milhões. O mesmo proprietário já havia doado o terreno ocupado pelo atual campus da Ufersa no município e anunciou a cessão de mais uma área de sua fazenda para construção de 180 alojamentos para os universitários.

Para dar suporte à estrutura que vai abrigar os novos empreendimentos de base tecnológica, a Ufersa deverá implantar mais três cursos de engenharia em Caraúbas. Além das engenharias elétrica e mecânica, já em funcionamento, estão previstos os cursos de engenharia civil, automação e controle e telecomunicações. O campus central, em Mossoró, e as unidades de Angicos e Pau dos Ferros, além dos Institutos Federais (IFFR) espalhados pela região, poderão participar do parque tecnológico de Caraúbas. Apodi, por exemplo, já oferece curso de biotecnologia.

O ministro Marco Antônio Raupp pediu para que a apresentação do projeto fosse formalizada no Ministério da Ciência e Tecnologia e apontou os caminhos para captação de recursos para Ufersa em Caraúbas. São emendas parlamentares e fundos setoriais, além de concorrência no edital de R$ 100 milhões que será lançado pelo Ministério no próximo mês. O reitor disse que vai se credenciar para concorrer ao edital e pediu o apoio dos deputados para inclusão do projeto nas emendas parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Norte.

Com informações da Assessoria da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário: