quinta-feira, 2 de julho de 2015

Apodi: Abertura da 4ª Conferência Municipal de Saúde


O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde estão promovendo a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Apodi que tem por objetivo avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento do controle social.

Com bastante participação popular com cerca de 350 participantes, a presença de todos serviu para fortalecer e colaborar com a saúde da população apodiense e contribuir para a efetivação do SUS. Assim, estaremos lutando pelo direito de todo cidadão brasileiro: uma saúde cada vez melhor, com equidade, humanidade, acessibilidade e de boa qualidade.

A abertura foi promovida com as autoridades presentes, apresentações culturais e o debate do tema central que ficou sob a responsabilidade da coordenadora geral da conferência, a enfermeira, Gil Holanda.

Fotos: Jânio Duarte

O discurso do secretário de Saúde foi um dos ponto alto da abertura. Muito aplaudido, Pedro Júnior, apontou a importância das pré-conferências para discutir e avaliar o real cenário da saúde na zona rural. Destacou também a participação do gestor nesse processo, em especial a equipe da secretaria. “As outras esferas de governo são fundamentais, mas é no município que a coisa acontece. O gestor tem que resolver e alcançar a Atenção Básica para os usuários, levar procedimentos de média e alta complexidades, que muitas vezes não se encontram nos municípios e muitos outros aspectos de atendimento ao usuário”, avaliou Pedro Júnior.

Já a representante do Conselho Estadual de Saúde, Luzia Bessa, reafirmou em seu discurso a relevância do Sistema Único de Saúde como política pública para a população brasileira. “O SUS vale a pena. Antigamente, só tinha acesso quem contava com carteira assinada, por exemplo. Fora dessas condições, o cidadão era considerado indigente. As conferências vêm para reforçar a cobrança de uma posição firme para a consolidação do SUS”, finalizou.

Amanhã, dia 03 vai acontecer palestras, discussão e aprovação do regimento interno da conferência, a discussão de temas relacionados à saúde e a eleição de delegados para a Conferência Estadual de Saúde.


2 comentários:

Anônimo disse...

Participei desta conferência e achei tudo maravilhoso!

Anônimo disse...

Já que o Negocio é Saúde, que tal Lembrar do meu exame que está agendado no sistema desde dezembro de 2014 é uma tomografia computadorizada...pois é!e Só lembrando não sou adversaria na minha casa teve 9 votos pra você,nunca pedimos nada e também o Sr. não nos prometeu nada,votamos de livre e espontânea vontade,somente acreditando na mudança....Mas em relação a isso ai continua do mesmo jeito....