quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Eis que surge um Projeto Integrante ao Perímetro Irrigado: Santa Cruz - Chapada do Apodi


Nesta quarta (24) de novembro, no Sítio Paulista, no Vale do Apodi, foi feita a apresentação dos trabalhos da equipe técnica que está coordenando os estudos preliminar do Projeto de Integração das Águas do Rio Apodi/Umari.

O primeiro trabalho técnico foi o levantamento topográfico do trecho a ser perenizado de quase 45 km de canal e seus afluentes, onde levará as águas dessa bacia a aproximadamente 60% da parte do Vale do Apodi que está seca e envolve diretamente os município de Apodi, Caraúbas e Felipe Guerra. Isso culminará na interligação permanente com o abastecimento de reservatórios importantes para as atividades da agricultura familiar e a sustentabilidade ambiental na região, a ser desenvolvidas pelas colônias de pescadores da região (Z-48, Z-49, Z-63) e das associações de agricultores e produtores rurais do Vale do Apodi.


O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca-DNOCS, através do escritório de Pau dos Ferros, na intermediação do Chefe da Unidade, Engº Fausto Magalhães e do Coordenador geral do órgão no Rio Grande do Norte, Dr. José Eduardo Alves Wanderley, entenderam a importância e a viabilidade do projeto de integração para a grande região do Vale do Apodi, por se tratar de uma obra que levará águas por curso natural e recuperação natural e ecológica de uma região que sofre a mais de 30 anos os efeitos dos graves períodos estiagem, como o atual quadro da ausência total das chuvas na região.

Ficha técnica do APUMARI:
  • 1. 45 km de topografia feitos de canal e afluentes a serem perenizados.
  • 2. 2 km de canal(obra) a ser construído.
  • 3. Corpos d'águas principais a serem beneficiados: o Açude do Apanha Peixe(CA), Lagoa do Carrilho (Ap), os açudes do Pacó e do Miradouro em Felipe Guerra.
  • 4. Volume hídrico concentrado nos reservatórios: 35 milhões m³ distribuídos.
  • 5. Alcance Social 15.000 hab. no seu entorno.
  • 6. Irrigação natural de mais de 200 propriedades rurais da agricultura familiar.
  • 7. 8 mil hectares de Vale Fértil, aproximadamente.
  • 8. Fortalecimento das atividades econômicas voltadas à Piscicultura, Carcinicultura, Aqüicultura, Rizicultura, Fruticultura irrigada.
  • 9. Valor estimado do investimento Total: R$ 4.000.000,00.

A Coordenação do Núcleo Técnico APUMARI, está por conta dos Técnicos e Engenheiros do Escritório: AGROVALE, Consultoria & Projetos e a FUNDEVAP – Fundação Para o Desenvolvimento do Vale do Apodi, que se encaminhado uma agenda à Comissão Representativa do Projeto, para a criação de três audiências públicas nas câmaras municipais de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas.

Um comentário:

Anônimo disse...


Os APODIENSES, FELIPENSES e CARAUBENSES estão de parabéns pela alta relevância desse projeto hídrico que irá sanear de uma vez por todas a precária situação das bacias hidrográficas de várias lagoas e barragens que abastecem a área territorial da Várzea, englobando os município de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas.