terça-feira, 7 de maio de 2013

Evento de Capacitações promovidas pela CGU em Apodi, teve abertura ontem, no IFRN

A abertura do evento de capacitações oferecidas pelo Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, da Controladoria Geral da União (CGU), aconteceu ontem à tarde (06), no auditório do IFRN, Campus de Apodi e contou com a presença de 80 participantes, entre prefeitos secretários e servidores de sete municípios.

“Estamos vivenciando um momento de ruptura e a cada ano os mecanismos de fiscalizações dos recursos públicos são aprimorados, por isso, parabenizamos a CGU pela iniciativa, porque encontramos dificuldades  para caminharmos dentro da legalidade, pela inexperiência da nossa equipe. Tivemos que parar as prefeituras para capacitarmos nossos servidores”, disse o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, no discurso de abertura.

O chefe da Controladoria Geral da União no RN, Moacir de Oliveira, falou sobre a função da CGU, que é auditar e fiscalizar todos os órgãos públicos, porém, “muito mais do que encontrar problemas, precisamos apresentar um diagnóstico de política pública e apresentar caminhos na busca de soluções”, esclareceu.

A abordagem dos cursos , segundo Moacir, é prática. “Não estamos aqui para ler manuais, nós temos que ir às prefeituras promover capacitações, como medida preventiva para contra  a corrupção, porque as cadeias já estão lotadas”. De forma incisiva, o representante da CGU disse que a proposta dos cursos prevê “separar o que é formalidade do que é crime, para não confundirmos  o gestor que tem dificuldade em entender o processo, com o bandido”.
  
O promotor da Comarca de Apodi,  Silvio Romero foi breve nas suas colocações, lembrando que a administração do século 21 não admite mais o amadorismo no serviço público, sob pena do mesmo ser usado por pessoas mal intencionadas. “Melhor que punir, é ensinar e prevenir o mau funcionamento da gestão pública”, garantiu.

O secretário do Controle Externo da União, Kleber Menezes também proferiu discurso,  advertindo que muitos os gestores erram por imperícia e não por estarem mal intencionados, daí a importância destas capacitações. “É importante saber gerir os recursos públicos para que erremos cada vez menos e possamos atingir os objetivos propostos pela transferência destes recursos”, completou.

Ao final da solenidade, o gerente de relacionamentos do governo na agência do Banco do Brasil de Mossoró, Eudes Oliveira, fez uma explanação dos produtos que o banco disponibiliza para o setor público, com o objetivo de facilitar as operações de crédito e de pagamento de servidores e prestadores de serviços.

As capacitações dos agentes públicos, promovida pela CGU através de sorteio, está sendo realizada em 40 municípios do Rio Grande do Norte e irá beneficiar cerca de 400 servidores, que são os legítimos representantes públicos. Em Apodi, ela beneficiará servidores de sete municípios.

Nenhum comentário: