sexta-feira, 28 de junho de 2013

Centro Terra Viva faz discussão de Implementação das Casas Digitais com apoio da Prefeitura de Apodi

Aconteceu na manhã de hoje, no escritório do Centro Terra Viva em Apodi, uma reunião que marcou mais um grande passo para a inclusão digital no município. Uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Apodi, Centro Terra Viva, Projeto Dom Helder Câmara, Ministério das Comunicações e Ministério do Desenvolvimento Agrário vai garantir a instalação de 5 Casas Digitais (Água Fria, Bamburral, Nova Descoberta/Soledade, Milagre e Paraíso) totalmente equipadas no município de Apodi.

Em 2008 o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou o projeto Territórios Digitais, com o objetivo de oferecer gratuitamente o acesso à informática e internet para populações rurais, por meio da implantação de Casas Digitais. As Casas Digitais são espaços públicos localizados nos Territórios da Cidadania, que devem dispor de energia elétrica e segurança adequada para receber os equipamentos de informática (computadores, servidor, antena via satélite, roteador wireless, data show e mobiliário). São escolhidas pela própria comunidade e tornar-se ponto de acesso comunitário gratuito de assentados e assentadas, agricultores e agricultoras familiares, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. A idéia central é garantir ao público-alvo a universalização do acesso às tecnologias de informação e comunicação e à rede mundial de computadores.

No município de Apodi, os equipamentos já estavam esquecidos, ainda nas caixas lacradas, nas comunidades onde foram contempladas com o projeto, alguns equipamentos já apresentavam possíveis danos devido ao tempo sem uso. Vendo a importância de colocar as Casas Digitais em funcionamento, abertas aos agricultores e agricultoras, o Centro Terra Viva, que atua nessas comunidades e assentamentos através do Projeto Dom Helder Câmara, teve a iniciativa de convidar a prefeitura municipal de Apodi para assumir a responsabilidade de instalação das Casas.

Após uma reunião com os representantes das comunidades e assentamentos, o prefeito Flaviano Monteiro, junto a sua comitiva administrativa, se comprometeu em instalar as Casas Digitais ainda na primeira quinzena de julho, dando a garantia de internet e manutenção nos equipamentos que necessitam.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois arrange patrocinio ára bancar a estacao digital do corrego que esta parada por falta de recursos. Uma estacao muito boamas nao tem ninguem que possoa trabalhar sem dinheiro.