quarta-feira, 24 de junho de 2015

Equipe do NASF realiza atividade com grupo de gestantes na UBS São Sebastião


A Unidade Básica de Saúde do São Sebastião promoveu nesta sexta feira (19) uma atividade com o grupo de gestantes atendidas pela Unidade. A iniciativa foi idealizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que realizou palestras abordando temas como a importância sobre afetividade entre a mãe e o bebê e suas complicações psicológicas.

A palestra foi ministrada pelo psicólogo Nikellyo Monteiro, juntamente com a equipe do NASF. Na ocasião, o psicólogo, Nikellyo Monteiro, salientou os benefícios da afetividade, além de dar dicas sobre as complicações psicológicas. “O homem é humanizado justamente por conta do vínculo afetivo. Se um ser humano (a mãe, no caso) não estiver ligado de uma maneira consistente, afetiva, espontânea, o outro ser humano (o bebê) não vai se formar psiquicamente”, informou.

Mensalmente o grupo se reúne na própria unidade sob coordenação da enfermeira Kyvia Layane e a participação dos agentes comunitários de saúde, diversas oficinas foram realizadas entre as gestantes naquela manhã.

Palestra sobre saúde bucal na escola municipal Alcivan Pinto


Foi realizado ontem (23) na escola municipal Francisco Alcivan Pinto, mais uma visita da equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), a palestra foi sobre saúde bucal ministrada por Dr. Thiago Araújo, os alunos assistiram ao um vídeo educativo sobre os cuidados da higiene bucal, em seguida foi realizado aplicação de flúor.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós”, disse o dentista Thiago Araújo.


O Programa Saúde na Escola (PSE) é realizado a cada 6 meses nas unidades escolares do município, a equipe era composta por enfermeira, técnica em saúde bucal, agentes comunitários de saúde, além do dentista.

Nenhum comentário: