sábado, 18 de julho de 2015

Prefeitos debatem propostas para a Região Oeste

Pagamento da Farmácia Básica e  realizações de concursos públicos regionalizados para a  segurança foi assegurado durante o Encontro Regional de Prefeitos.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN), realizou, nesta sexta-feira (17), o  III Encontro Regional de Prefeitos. O evento aconteceu no município de Itaú e contou com a participação prefeitos, vereadores, deputados, secretários e equipes de gestão municipal. O Encontro Regional de Prefeitos é uma inciativa da FEMURN, que visa debater e definir soluções para problemas nos municípios potiguares.

Com o tema “Ações e perspectivas de melhoria para saúde e segurança pública”,  o Encontro Regional de Prefeitos do Oeste, teve as presenças do Secretário Adjunto da  Saúde Pública, Haroldo Azevedo, e do Coronel da Polícia Militar, Ângelo Mário Azevedo. Eles apresentaram  propostas e alternativas de melhorias para os prefeitos da região. Também, representando a Assembleia Legislativa do Estado, participaram os Deputados Estaduais Carlos Augusto Maia, e Kelps Lima.

O Presidente da FEMURN, Francisco José Júnior, analisou o cenário de crise que os municípios potiguares estão vivenciando,  e destacou a necessidade de buscar alternativas urgentes para reverter o atual quadro. “Os prefeitos hoje tem uma missão heroica, precisam usar de muita criatividade e perseverança para atender os anseios da população.  Temos na região do Oeste uma carência grande em matéria de saúde e segurança pública, as responsabilidades devem ser cumpridas e asseguradas pelo Governo Estadual e Federal”, afirmou.

O presidente AMORN e prefeito de Itaú, Ciro Bezerra,  frisou que a parceria com FEMURN, é de grande importância e tem o objetivo de unir forças para juntos aos órgãos competentes buscar soluções para melhorar a região. “A FEMURN e a AMORN, estão na luta junto à Secretária de Segurança Pública para que seja resgatada a tranquilidade na região. Perdemos a liberdade de sair de casa sem preocupação com a hora, pois, a cada dia a violência tem aumentado. Queremos garantir liberdade ao cidadão, para que ele volte a entrar em Correios, Caixas Eletrônicos, sem receio, que seja alvo de algum tipo de violência”, destacou.

Ainda durante o Encontro, Francisco José Silveira Júnior, voltou a cobrar o repasse da Farmácia Básica  para os municípios, também, foi solicitado ao governo, alternativas para a saúde publica, com a regionalização da assistência médica. “A regularização do repasse estadual para a Farmácia Básica dos municípios é uma luta antiga e que deve ser atendida com urgência. Também é necessário que o governo repense o sistema e busque mais resolutividade. Para os prefeitos, não adianta os municípios com 23 hospitais regionais se todos eles não tiverem qualidade”, defendeu.

Nessas questões o Secretário Adjunto de Saúde do Estado, Haroldo Azevedo,  firmou o compromisso de pagamento da Farmácia Básica, anunciando  que o repasse será efetuado por meio do pagamento do mês atual, e de um mês atrasado. “A insatisfação de vocês, prefeitos, é também a nossa insatisfação. Parabenizo a FEMURN e vejo esse evento com uma ótima oportunidade para sanar as dificuldades e contribuir para a melhoria da saúde nas regiões”, afirmou.

Durante o Encontro, o Coronel Ângelo Mário Azevedo, apresentou alternativas para a melhoria da segurança pública nos municípios do Oeste. Segundo ele, serão realizados, concursos públicos para a segurança de maneira regionaliza, a fim de que, todas as cidades sejam contempladas com um efetivo em bom número que  possa atender a população de maneira satisfatória, amenizando, dessa forma, um dos principais problemas que diz respeito à segurança pública.

Ainda no Encontro de Prefeitos do Oeste, foram definidos assuntos prioritários, para inclusão no Orçamento Participativo do Estado e entregues ao Governador Robinson Faria. Uma das prioridades diz respeito a melhorias nos Hospitais Regionais, onde os municípios de Caraúbas, Pau dos Ferros e Apodi, necessitam de medidas urgentes que garanta o funcionamento eficaz para os hospitais.

Nenhum comentário: