domingo, 26 de julho de 2015

UBS São Sebastião realizou o 4° Encontro de Gestantes

A Unidade Básica de Saúde do São Sebastião, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no último dia 23 de julho, o 4º Encontro de Gestantes. O evento aconteceu na própria unidade e tem como objetivo levar educação em saúde para as gestantes, do município de Apodi, em um ambiente onde informação, lazer e descontração fizessem parte de um só momento.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Kyvia Leyane sobre os cuidados em geral com os recém nascidos, juntamente com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o psicólogo Nikellyo Monteiro. Na ocasião, foram tratados assuntos voltados como a importância sobre afetividade entre a mãe e o bebê e suas complicações psicológicas.

“A relação da mãe com o bebê, em especial é fundamental na construção de um desenvolvimento psicológico e social saudável, além de contribuir para a formação dos relacionamentos posteriores. A mãe, na medida em que oferece uma base de apego seguro, através de um relacionamento caloroso, íntimo e contínuo, torna-se um suporte emocional imprescindível para garantir que os cuidados dispensados, sejam essenciais para a sobrevivência da espécie humana. Desse modo, a forma como as experiências são vivenciadas nos primeiros anos de vida, os tipos de vínculos estabelecidos entre mãe e filho e os comportamentos de apego tem efeitos duradouros sobre as condutas das crianças e dos adolescentes”, disse a enfermeira Kyvia.

Para o psicólogo Nikkelyo, “a família está no cerne do desenvolvimento humano e configura-se como a primeira instituição responsável pela socialização dos indivíduos, oferecendo através das interações familiares um suporte indispensável para o desenvolvimento físico, social, emocional, afetivo e psicológico de todos os membros que fazem parte desse sistema”.

Mensalmente o grupo se reúne na própria unidade sob a coordenação da enfermeira Kyvia Leyane e a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde, durante o encontro ainda aconteceu oficinas com as gestantes e foi servido um café da manhã para todos os presentes.

Acompanhe os bastidores da política no Twitter: @JanioApoDiario

Nenhum comentário: