sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Prefeitos não chegam a consenso com Dilma sobre CPMF

Prefeitos das principais cidades do País avisaram nesta quinta-feira, 22, a presidente Dilma Rousseff que estão dispostos a colaborar com a aprovação da nova CPMF no Congresso desde que os recursos sejam repartidos entre municípios, Estados e União e destinados à saúde.

A proposta que o governo enviou ao Congresso Nacional fala em uma alíquota de 0,20% exclusivamente para a União e que o dinheiro arrecadado, cerca de R$ 32 bilhões, seria usado para cobrir o rombo da Previdência Social.

A ideia para contemplar os demais entes federativos é que a alíquota passe para 0,38%, mas não há consenso de como esse valor seria dividido entre as três partes interessadas. O governo também já avisou que não vai abrir mão de destinar os recursos que lhe cabem à Previdência.

Nesta quinta-feira, Dilma passou o dia em negociação com três entidades que representam municípios de todo o País. Diante dos impasses, porém, uma nova rodada de conversa foi marcada para a próxima terça-feira.

A Frente Nacional dos Prefeitos, que reúne prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes, foi a que se mostrou mais irredutível na discussão. O presidente da FNP, Marcio Lacerda (PSB), que é prefeito de Belo Horizonte, disse que eles só irão apoiar o novo imposto se os recursos forem destinados exclusivamente para saúde. Segundo ele, como o governo federal cortou o orçamento da área para este ano, a situação já está crítica em muitos municípios.

Nenhum comentário: