quarta-feira, 4 de novembro de 2015

EMIAT e CMA realizam simulação de sessão legislativa envolvendo alunos, parlamentares e corpo docente


A Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres (Córrego – Apodi/RN) realizou na manhã desta quarta-feira (04/11/2015), nas dependências da Câmara Municipal de Apodi, uma simulação de uma sessão ordinária conduzida pelas vereadoras-mirins (eleitas pelos corpos docente e discente da escola) e auxiliadas pelos vereadores da Casa Legislativa, dos funcionários da CMA e pela equipe da EMIAT.

Na oportunidade os alunos fizeram um “tour” pela CMA guiadas pelos funcionários daquela instituição, a fim de conhecerem como funciona cada setor (secretaria, tesouraria, assessoria, sala de comissões, gabinetes, etc.) e tiveram uma palestra sobre as funções legislativas proferida pelos vereadores presentes.

Na sessão foram expostas várias reivindicações da comunidade (saúde, educação, transporte, etc.) e debatidos temas bastante atuais como a redução da maioria penal e a delimitação da área territorial de Apodi. A palavra foi facultada aos presentes, onde os vereadores Evangelista Filho, Laete Oliveira, Hortência Regalado e Soneth Ferreira, além Secretário Municipal de Educação Caubi Tôrres fizeram uso da mesma para parabenizar a iniciativa.

Essa ação foi a culminância do Projeto Caminhos da Cidadania (Missão Pedagógica no Parlamento – CEFOR – Câmara dos Deputados) que resultou na capacitação de professores com a missão trabalhar a cidadania e a democracia nas salas de aulas. A escola irá formular um relatório abordando com detalhes as providências e sugestões propostas pelas vereadoras-mirins e que será entregue às autoridades competentes para que as analisem e vejam a possibilidade atender tais pleitos.

A EMIAT, através do Diretor Esiélio Bento, da Coordenadora Leila Maia e do professor Roberland Queiroz também agradeceram a participação dos alunos e apoio da CMA para a realização do evento, que culminou com o sucesso além das expectativas, ressaltando a importância de se trabalhar cidadania e democracia na escola para a formação cidadã dos alunos e gerando esperanças para que essa semente possa germinar na construção de uma sociedade mais justa e atuante, sensibilizando-se com os problemas da coletividade e procurando soluções que visem atender a todos.

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