sábado, 5 de dezembro de 2015

Aedes: Caern orienta sobre correto armazenamento de água domiciliar

proliferação do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, da febre amarela, da febre zika e da chikungunya. “Atualmente como o abastecimento de água fica reduzido em algumas localidades em função da seca, as pessoas com medo de ficarem sem água, adquirem um “hábito” de armazenar água de qualquer maneira e em qualquer recipiente, muitas vezes sem nenhuma orientação”.

Então, o que era para ser solução de garantia de água, acaba se tornando um perigo em potencial na formação de criadouros para reprodução do mosquito Aedes aegypti”, alerta Afonso Holanda, Gerente de Qualidade da Água na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Mesmo após duas erradicações do mosquito no Brasil nos anos de 1955 e 1973, ele voltou e, hoje, combater sua reincidência tornou-se uma ação individual e coletiva, tanto pelos órgãos públicos quanto pela sociedade de forma generalizada, através das campanhas educativas e permanentes de conscientização. Evitar a sua multiplicação nos reservatório de água é uma atitude simples, basta seguir alguns passos, mas é preciso adotar uma postura organizada e vigilante.

Nenhum comentário: