terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Novembro Azul: Secretaria de Saúde realiza evento voltado para os homens

Depois do Outubro Rosa para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, foi realizada pela Prefeitura de Apodi a Campanha Novembro Azul, destinada aos homens, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata.

A campanha visou alertar os homens para os riscos de câncer de próstata e conscientizar para que façam o exame preventivo – Antígeno Prostático Específico (PSA) – principalmente aos 50 anos, pois a doença não apresenta sintomas na fase inicial. Quando o câncer de próstata começa a dar sintomas, a doença já está avançada.

Pensando nisso, a Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Saúde realizou durante todo mês de novembro ações de conscientização como palestras e orientações nas nove Unidades Básicas de Saúdes do município.


“Amigos é muito importante os homens cuidarem da saúde. Infelizmente ainda existe muito preconceito por parte de algumas pessoas sobre o exame de próstata, por isso decidimos promover este dia de mobilização a fim de que a população receba orientações adequadas prevenindo-se dessa doença”, destacou o prefeito Flaviano Monteiro.

“A campanha surpreendeu toda equipe pelo número de homens que procuraram a Secretaria de Saúde, não só para a realização dos exames, mas para tirar dúvidas sobre a saúde do homem. Quero agradecer a toda equipe de saúde que vem realizando um ótimo trabalho, todas as equipes estão de parabéns”, disse o secretário de saúde Pedro Júnior.

“A Secretaria de Saúde ressalta ainda a importância não apenas de se prevenir contra o câncer de próstata, mas de se perceber a saúde do homem em sua integralidade, o que inclui uma alimentação balanceada, hábitos saudáveis, prática regular de exercícios e consumo moderado de bebidas alcoólicas, de modo a melhorar sua qualidade de vida. Além disso, é importante que o homem procure um acompanhamento médico contínuo com foco na prevenção”, acrescentou o enfermeiro William Fernandes.

Nenhum comentário: