terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Obras do Perímetro Irrigado do Apodi estão paralisadas há um ano


Iniciadas em agosto de 2013, com previsão de serem concluídas em até 18 meses, as obras do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi estão paralisadas há quase um ano. O projeto estava sendo executado com verba dos governos Federal e Estadual e tinha como finalidade irrigar mais de 9 mil hectares para a implantação de multinacionais produtoras de frutas.

Para muitos, a obra é o trampolim de desenvolvimento do município, devido à geração de emprego e injeção econômica. Para outros, nem tanto. Sindicalistas rurais e agricultores familiares afirmam que, devido ao grande uso de agrotóxicos pelas empresas que se instalarão no perímetro, o solo e a água serão afetados e a população local sofrerá as consequências.

Mobilizações e protestos foram feitos, a fim de conscientizar a população sobre os efeitos do “Projeto da Morte”, como foi denominada a obra, mas sem grandes sucessos. Autoridades políticas afirmavam que o projeto traria bons resultados, não só para Apodi, como para toda a região.

“O projeto vai trazer algumas coisas que a gente não gostaria que ele trouxesse, mas vai trazer muito mais coisas boas, não tenho dúvidas”, informou o vereador Evangelista Filho, na época.

O Perímetro Irrigado propõe levar água da barragem de Santa Cruz até a região da Chapada, através de uma estação elevatória construída no leito do rio. A água seguirá por canais até a área a ser irrigada para a produção de frutas.

Contudo, nos quase dois anos de andamento, somente cerca de 30% do projeto foi concluído e, atualmente, está abandonado. Segundo o Governo Federal, o montante total previsto para ser investido supera os R$ 145 milhões.

A equipe do Jornal Mossoró tentou contato com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) para obter informações sobre a paralisação da obra e previsão de retorno dos serviços, mas até o fechamento da reportagem não obteve sucesso.

Fontes e fotos: Mossoró Hoje

8 comentários:

Anônimo disse...

Esse obra é mais um Elefante branco no Brasil

Anônimo disse...

E vai continuar ate a campanha de governador

Anônimo disse...

Já comeram dinheiro que dava pra fazer esse obras uma duas vezes

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Essa obra para o governo federal já estar concluída

Anônimo disse...


Desde o início das obras que alertei que seria apenas um instrumento de lavagem do dinheiro público feito por empreiteiras ODEBRECHT, OAS, KL, Queiroz Galvão e outras de menor porte, para investirem na eleição do Henrique Alves ao governo do estado em 2014.

Anônimo disse...

Henrique sempre Henrique Alves

Anônimo disse...

E as "obras" da UERN? vai fazer um ano paradas