terça-feira, 17 de maio de 2016

Apodi: Secretaria de Saúde realiza palestra sobre Mucopolissacaridoses


Aconteceu hoje (17) no auditório da Casa de Cultura Popular de Apodi uma palestra educativa gratuita sobre a mucopolissacaridose, doença genética rara com diferentes subtipos - também conhecida como MPS. Na ocasião, as características, o diagnóstico e o acompanhamento da doença também foram informados aos presentes.

O público-alvo é composto por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, e demais membros da equipe multiprofissional. Mais de 80 pessoas estiveram presentes incluindo membros da Secretaria de Saúde e diversos profissionais da área.

Estiveram presentes Tainah Tiengo – gerente de território da BioMarin; Sandra Rodrigues – enfermeira palestrante da BioMarin e Andrea Motta – presidente da Associação Natalense de pacientes com MPS.

"De forma simplificada, os pacientes têm dificuldade para digerir um açúcar (mucopolissacarídeo) e produzir proteínas das células de diversos órgãos. Os achados clínicos se confundem aos de outras doenças e o diagnóstico precoce e correto é fundamental, pois pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, considero importante realizar uma palestra educativa deste tipo para os profissionais da unidade", afirmou Sandra Rodrigues.

Nenhum comentário: