segunda-feira, 23 de maio de 2016

O Vale do Apodi é totalmente viável para a fruticultura

Uma visita realizada ontem, (22), pelos pré-candidatos a prefeito de Apodi, o dentista Dr. Paulo Viana (Psol), e o radialista, Wilson Oliveira (PRP), acompanhado pelo engenheiro agrônomo Damião Inácio e o do engenheiro ambiental, Genildo Sousa, puderam constatar a experiência exitosa, desenvolvida por Damião, que também é um técnico, servidor da Secretaria Municipal de Agricultura de Apodi.

Numa área de 2a ha. Damião mantêm uma roça de Goiaba da espécie Paloma, na região da Pindoba I, há quase dois anos, monitorando e realizando os tratos culturais necessários para que no tempo certo, quando a planta atingir sua idade adulta ideal em 3 anos, essa plantação poça entrar em regime de escala produção, para o cultivo e comercialização local e na região do sertão do nosso Apodi.

Não tem segredo, destaca o engenheiro Damião, “zonear uma terra fértil e produtiva, água de qualidade disponível, assistência técnica comprometida, produtor determinado e disciplinado, buscar o mercado ideal...tudo o que se plantar e cultivar nas terras do vale do Apodi, transformará a realidade dos nossos trabalhadores da agricultura familiar e trará um progresso e os resultados econômicos para todos. O Vale do Apodi é altamente viável para uma diversificação de roças em fruticultura regional”, salientou o engenheiro.

7 comentários:

Anônimo disse...

Não precisa ser engenhario, ou político de ocasião, para perceber, a viabilidade do vale do Apodi. Isso é cantado em verso e prosa, por quem aqui habita. Temos q saber q o vale está seco,sem água, e, sobretudo, estudar junto com os agricultores, a mudança de hábito, e, ver os preço, custos e benefício, dos produtos agrícolas, se apresenta lucro para o produtor. Terra, água, e mercado
O resto é conversa.

Anônimo disse...

É sempre assim alguém tem muita gente querendo aparecer

Unknown disse...

Amigo. ..é preciso sim ser conhecedor do potencial De desenvolvimento económico para nossos pequenos produtores. Então, ,.porque outros governos e partidos e partidários não desenvolveram nenhuma experiência técnica com assistência eficiente? E para seu conhecimento nosso vale do apodi não é seco totalmente. É 40 por cento umido.

Anônimo disse...

é mesmo Genildo dê uma aula a esse burro contrariado.

Anônimo disse...

A esperança de Apodi são esses dois, vou de chá e o dente a única renovação ta aí.

Damião Inácio disse...

Agente já sabe de onde veem estas criticas infundadas, pois do potencial todos nos sabemos, mas não tem conhecimento e não tiveram ação para desenvolver algo que mostre a viabilidade da fruticultura irrigada, experiencia exitosa e muita das vezes pessoas com mandato politico, que deveria, lutar por projetos de alta rentabilidade, competitividade e geração de emprego e renda. Temos outros exemplos de fruticultura desenvolvida com meu apoio no município e muito exitosa, sem ser detentou de cargo publico.

Anônimo disse...


PARABENIZO os amigos e competentes Engenheiros Damião Inácio e Genildo Souza pela performática explanação dos nossos potenciais agrícolas. Infelizmente, ainda encontramos pessoas retrógradas e de comportamento ridículo e tacanho, que são capazes de gastarem 200 reais para impedir que um seu conterrâneo ganhe 20 com o suor do seu honrado trabalho, só por birra política. Lamentavelmente, é essa a verdade porque ainda não conseguimos cortar as amarras que nos prendem a um atraso insano e perseguidor.