sexta-feira, 15 de julho de 2016

COEMA/FIERN discute preparação do RN para Transposição do Rio São Francisco


Como o Rio Grande do Norte está se preparando para receber as águas da Transposição do Rio São Francisco foi o foco da Reunião da Comissão de Meio Ambiente (COEMA), realizada nesta quinta-feira (14), no Auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria. A reunião contou com a participação de várias instituições de classe e do Assessor da COEMA Nacional, Rogério de Castro, representando a Confederação Nacional da Indústria.

“Esta temática que está sendo discutida aqui hoje, tem sido destaque nas discussões nacionais e no Conselho Nacional de Meio Ambiente, e o próprio Ministério do Meio Ambiente, tem cobrado das comissões uma posição sobre como os estados brasileiros que serão beneficiados pela transposição estão se preparando para isso”, informou.

A condução do debate foi feita pelo presidente da COEMA e Diretor-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz. “Nós que fazemos parte do COEMA/Nordeste, que inclui o Nordeste setentrional, que é Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, temos verificado uma grande expectativa das comissões no sentido de que poderemos receber parte da transposição das águas do Rio São Francisco. E nesta reunião esperamos debater como o Estado está se preparando para receber esses benefícios”, disse Roberto.

O Vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, representou o presidente Amaro Sales, e colocou à Federação à disposição para apoiar o debate. Além disso, Terceiro propôs que seja criado um Fórum sobre Águas e sua utilização na cidade de Apodi/RN.

“A cidade de Apodi tem um potencial aquífero excelente, com água de boa qualidade e em quantidade. Minha preocupação é sobre o uso dessa água, do como usar e até quando poderemos usar, por isso proponho a criação de um Fórum que seria o primeiro de uma série para debater estas questões e também esclarecer a população com informações corretas sobre a qualidade e o uso da água”, solicitou.

A pauta incluiu com apresentação do Presidente do IGARN, Josivan Cardoso Moreno, sobre o Tema: Projeto de Integração das águas do Rio São Francisco: Perspectivas e Avanços para o Rio Grande do Norte.

Os participantes também acompanharam o Talk Show com Marcelo Saldanha Toscano, Presidente da CAERN, José Mairton Figueiredo de França, Secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, e o empresário Luiz Roberto Maldonado Barcelos, Diretor Presidente da Agrícola Famosa e Presidente do COEX (Comitê Executivo de Fitossanidade do RN).

O evento contou com a presença do Prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro; do Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE no Rio Grande do Norte, e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira, além de vários representantes dos municípios onde poderão chegar as águas da Transposição do Rio São Francisco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que foi debatido neste reunião que o Rio Apodi não está incluído nesta etapa do Projeto de Integração das Bacias do Nordeste Setentrional?

Anônimo disse...

tomara que venha ate o rio apodi,vale salientar que daqui estamos abastecendo muitas cidades,fora os carros pipas que vao para fora.