sábado, 15 de outubro de 2016

GASPEC - Um expoente em defesa da luta pela vida em Apodi. Por Marcos Pinto (14.10.2016)

O envolvente cenário da beneficência em prol da luta pela vida e apoio humanitário às pessoas com câncer do município de Apodi tem no GASPEC (Grupo de assistência à Pessoas com câncer Maria das Graças da Silveira) o emblemático e magnânimo referencial estadual.

Nesse solidário trabalho filantrópico a carne se faz verbo e o verbo é sempre o mesmo: Amar, amar, amar. Sincronizam-se os apoios materiais e espirituais na amplitude da fraternidade, contribuindo decisivamente para uma renovação espiritual da vontade de viver.

Não raro, as pessoas com câncer ficam exauridos nas suas energias espirituais e físicas, imprimindo um sentimento e sentido de desamparo total, diante a dura realidade da escassez assistencial dos órgãos públicos à saúde, somada à deplorável indiferença verificado no âmbito familiar, com algumas raras exceções. Diante a dor imensurável do câncer impõe-se a necessidade premente de deixarmos de lado nossa doentia indiferença, para nos envolvermos a fundo nos dramas da dor que maltrata nosso irmão acometido por tão cruel e mortificante doença.

Não podemos nem devemos permitir que as fragilidades da nossa despreparação espiritual para a beneficência seja objeto de indiferença às dores e aos desalentos dos nossos irmãos acometidos pelo câncer. Renunciemos de forma irreversível ao materialismo dialético que nos faz cegos e surdos diante o drama da dor e dos gemidos que, na maioria dos casos, já não são audíveis diante o avançado estágio de tão avassaladora doença.

Dói-nos a constatação de que muitos dos nossos conterrâneos omitem-se em cerrar fileiras para o sucesso dos eventos beneficentes do GASPEC, para despender quantias significantes na compra de bombas explosivas, numa deplorável demonstração de inexplicável indiferença e insana manifestação político-partidária.

Nesse cenário, embaciam suas capacidades de autocrítica. Reflitamos, pois.

Por Marcos Pinto (escritor e advogado)

Nenhum comentário: