segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O vereador que queremos

Acompanhar o desempenho parlamentar de vereadores do município de Apodi – RN, se brincar tem deles que não apresentaram sequer um projeto de lei durante o mandato que termina no dia 31 de dezembro deste ano. Há outros que fazem seus mandatos apenas por requerimentos e discursos, e há ainda os que quase nunca se pronunciam.

O mais grave é perceber que enquanto a população reclama de problemas que poderiam ser evitados mediante a atuação dos parlamentares com a criação de leis, os parlamentares se omitem, deixando assim de cumprir com a sua principal função, que é legislar.

Tal postura se observa na grande maioria dos municípios brasileiros, onde o poder legislativo não desempenha seu papel com independência e harmonia.

Diante da ineficiência dos nossos parlamentares, é comum ouvir as pessoas comentarem que “vereador não faz nada, só vai buscar o salário no final do mês”. A ausência de cidadãos nas sessões ordinárias é um termômetro desse desinteresse e descrença da população na categoria. 

A composição das casas legislativas municipais é fundamental para a boa gestão pública.

Que entre os critérios adotados para a escolha de seus candidatos esteja o compromisso com a população, a independência e a coragem, para que tenhamos bons representantes no legislativo, empenhados em defender os interesses coletivos.

Acompanhe o blog também pelo Twitter: @JanioApoDiario

3 comentários:

Unknown disse...

Klinger tinha razão: vereador e m... é a mesma coisa.

Bruno Coriolano disse...

Eis um problema crônico, no país todo!
O fato do vereador não apresentar propostas, o que seria uma das suas funções, pode parecer muito absurdo, mas o problema mais grave é o mesmo ser reeleito. Se considerarmos aquela máxima que diz que “o político nada mais é do que o espelho da sociedade que o elege”, teremos aqui um bom ponto para colocar em discurso (ou em evidencia): os critérios de escolha da própria comunidade.
Não deveria o leitor fazer ser mais criterioso?

Unknown disse...

Até meliantes foram reeleitos.