terça-feira, 20 de dezembro de 2016

TSE aponta doações para campanhas em 2016 com indícios de irregularidades

No balanço das prestações de contas da eleição municipal de 2016, divulgado ontem (19) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos cerca de 965 mil CPFs inscritos que doaram para campanhas neste ano, mais de 403 mil doadores estão com indícios de irregularidades, o que corresponde a cerca de 41% do total, segundo a EBC.

O maior volume de doação com suspeitas de irregularidade foi de pessoas em que a renda conhecida é incompatível com o valor doado. Cerca de 16% do total. Também teve mais de 141 mil CPFs de pessoas desempregadas que doaram para campanhas de prefeitos ou vereadores.

O TSE cruzou dados com a Receita Federal para chegar nesses números. O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, comentou alguns casos de doação de pessoas ligadas ou sócios de empresas que recebem recursos da administração pública, o que é proibido.

Também teve casos de doadores beneficiários do bolsa família, e doadores com certidão de óbito. No balanço final do TSE, foi registrado um total de mais de R$ 3,3 bilhões em doações de campanha em 2016, número bem inferior aos R$ 6 bilhões gastos em 2012. A diferença é justificada pelo TSE por causa da redução do tempo de campanha neste ano e também a proibição das doações empresariais para partidos e candidatos.

Com informações da EBC.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Um comentário:

Unknown disse...

Tem irregularidades de ruma. Se o judiciário fiscalizasse com rigor, cruzando informações do bolsa família com as doações, vereadores não tomariam posse. Alô dotô juiz.