segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Professor tem sugestões para a problemática dos transportes universitários/técnicos em Apodi

SUGESTÕES para a problemática dos transportes universitários/técnicos em Apodi-RN:

Novamente essa pauta está em discussão, e aparentemente com uma solução, infelizmente, creio que MAIS UMA VEZ de forma momentânea, já que os RECURSOS não acompanharão a DEMANDA CRESCENTE de alunos, muito pelo contrário, tendem a DIMINUIR. É preciso então procurar soluções mais DURADOURAS.

- Podería-se procurar parcerias com instituições de ensino superior e técnico para a oferta de mais cursos em nosso município, iniciando com o IFRN e a UERN. Esta última tem um Núcleo, que embora sem dispor de novas vagas, tem o argumento que foi autorizado o Campus-Apodi, razão pela qual poderia voltar a sua oferta.

- A UAB, que já foi autorizada, embora nunca implantada, e que dispõe de alguns equipamentos, também poderia buscar a sua efetivação.

- PRATICAMENTE todas as escolas municipais ou estaduais estão ociosas durante à noite, dispondo de uma estrutura para atrair instituições privadas, ofertando cursos presenciais e/ou a distância, já que estes além de conseguirem uma boa aceitação, também contemplaria as pessoas com menor disponibilidade de tempo. Para isso formaria uma comissão composta por PMA, CMA, AENTS, DIRED, CDL, STR, Sindicatos, Associações, escolas e outros segmentos da sociedade, buscando estabelecer essas parcerias e escolhendo cursos com maiores demandas, visando inclusive uma melhor absorção no mercado de trabalho.

Assim, além dessa temática ainda teríamos a perspectiva de geração de empregos/rendas e redução da criminalidade, já que teríamos uma atmosfera estudantil maior, transformando até Apodi em uma cidade acadêmica, atraindo estudantes de outras cidades e mais investimentos nas áreas empresarial e educacional.

(Prof. Roberland Queiroz)

Um comentário:

Unknown disse...

Faltou chamar a ACDA, FUNDEVAP, SINTRAPMA, FUNRURAL, ACENIS e MPRN. Pronto. Não é possível que não se resolva.