quarta-feira, 5 de abril de 2017

Comissão APUMARI fez apresentação técnica do projeto de integração de Bacias dos Rios Apodi/Umari no DNOCS em Fortaleza


Na última segunda-feira, 03, a comissão Apumari, representada nesta reunião pelos técnicos: engenheiro agrônomo Damião Inácio, engenheiro ambiental Genildo Sousa, presidente da Colônia de Pescadores, Sr. Antônio Sobrinho, representando a pesca na região, bem com o Sr. Audivan Fernandes representando o Fórum de Associações dos agricultores familiares dos município de Apodi, Caraúbas e Felipe Guerra.

Através da parceria proposta com Prefeitura Municipal de Apodi e pelo DNOCS sede em Fortaleza, para apresentar os trabalhos já realizados pela APUMARI, quanto ao andamento do projeto de perenização do Rio Apodi-Umari. Na qual os técnicos da mesma, apresentou os trabalhos de articulação social, o pré-projeto técnico, o estudo topográfico, mapas e layout.


Diante do exposto foi tomadas medidas de encaminhamento, para prosseguir com o andamento dos trabalhos, a partir dos já realizados pela APUMARI. Com a finalidade e objetivo maior que será a conclusão do projeto técnico e implantação da obra hídrica, que trará sustentabilidade e segurança hídrica à região, resolvendo um problema secular destas populações dos três municípios de Apodi, Caraúbas e Felipe Guerra, ambas no Rio Grande do Norte.

Ficha técnica do Projeto:
  1. 45 km de topografia feitos de canal e afluentes a serem perenizados.
  2. 2.4 km de canal (obra) a ser construído.
  3. Corpos d’águas principais a serem beneficiados: o Açude do Apanha Peixe (CA), Lagoa do Carrilho (Ap), os açudes do Pacó e do Miradouro em Felipe Guerra.
  4. Volume hídrico concentrado nos reservatórios: 35 milhões m³ distribuídos.
  5. Vazão proposta ao projeto de perenização: vazão permanente 1,0 m3 (janeiro-junho) e 1,50 m3 em período intermitente de julho a dezembro.
  6. Alcance Social Direto: 15.000 hab. no seu entorno, aproximadamente.
  7. Alcance Social Indireto: 70.000 hab. no seu entorno, aproximadamente.
  8. Irrigação natural de mais de 120 propriedades rurais da agricultura familiares.
  9. 8 mil hectares de Vale Fértil, aproximadamente.
  10. Fortalecimento das atividades econômicas voltadas à Piscicultura, Cacinoucultura, Aquicultura, Rizinocultura, Fruticultura irrigada.
  11. Valor estimado do investimento Total: R$ 4.000.000,00.

Nenhum comentário: