sexta-feira, 9 de junho de 2017

Caern faz visita de cobranças em Apodi, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado

Ao longo do mês de junho, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estará ampliando às visitas de cobrança em cidades do Oeste e Central. O objetivo é buscar recuperação de clientes e a quitação dos débitos dos mesmos. O trabalho foi iniciado nas cidades de Areia Branca e Pendências na semana passada e esta semana chega às cidades de Apodi. Angicos e Baraúna. Depois seguirá para Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado e Guamaré.

A visita aos consumidores está sob a responsabilidade da empresa ADV, contratada pela Caern para entregar os comunicados de cobrança aos moradores. Neste documento estão os dados do cliente, como o nome, endereço, matrícula, o prazo para pagamento e o valor do débito. O código de barra vem junto com o documento também para facilitar o pagamento. Qualquer dúvida o consumidor pode comparecer aos escritórios da Caern. Não havendo renegociação, o fornecimento de água será suspenso.

Atualmente as visitas de cobrança já ocorrem em cidades como Natal, Parnamirim, Mossoró, Assú, Macaíba e algumas cidades da Região Seridó. O objetivo é ampliar o trabalho para as demais cidades do Estado. Os clientes inadimplentes com a Caern também estão sendo negativados junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Por este motivo, os consumidores devem ficar atento aos avisos entregues juntamente com sua conta de água para evitar a suspensão do serviço. Uma vez regularizado o débito, a negativação do cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito é excluída em até 48 horas.

REAL VALOR DA ÁGUA

A água é um bem essencial à vida, mas nem todos compreendem seu real valor. Muitos acham que a simples existência na natureza justifica uma cobrança ínfima por este bem. Mesmo em época de seca prolongada como a que vivemos há dificuldade de compreensão por parte dos usuários.

O que se cobra no pagamento pelo consumo de água é pelo investimento no trabalho de captação, tratamento e transporte de água feito pelas companhias de saneamento. Somente com o sistema de abastecimento de água mantido pelas Companhias de Saneamento, o produto pode chegar à casa dos consumidores dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. O abastecimento de água potável é também um serviço de saúde pública daí a sua importância.

Os sistemas de abastecimento captam de mananciais de superfície como açudes subterrâneos como os poços. Para levar a água aos clientes, a Caern precisa manter tubulações, equipamentos e estações de tratamento de água para fazer chegar o produto aos consumidores. Para tanto utiliza-se energia elétrica e insumos próprios dos sistemas de abastecimento. A errônea imagem de que a água é abundante na natureza também reduz os níveis de comprometimento com o pagamento da água. Em nossa sociedade, a discussão sobre a água perpassa a adoção não só de hábitos de consumo consciente, como também de valorização do produto essencial à existência dos seres humanos.

Nenhum comentário: