quarta-feira, 21 de junho de 2017

Participação na política vai além do voto. Vereador quer que a população participe ativamente da política do município

Votar é apenas uma das formas de o cidadão interferir nas decisões do Legislativo e no trabalho do Executivo.

Na democracia, o ponto alto da participação do cidadão comum na vida política é a eleição. Mas existem outras maneiras de interferir nas ações do Legislativo e do Executivo além do voto.

Ações que vão além do pleito são essenciais para o fortalecimento do regime democrático. Uma dessas atitudes é cobrar dos parlamentares e chefes do Executivo o cumprimento das promessas feitas durante a campanha ou expressar seu descontentamento com alguma atitude deles.

E o Vereador Gilvan Alves (AVANTE), vai mais além - é de fundamental importância que o cidadão conheça seus direitos, e também as leis que garantem o exercício da sua cidadania.

"Por exemplo, a legislação brasileira prevê dispositivos que garantem ao cidadão total acesso às CONTAS PÚBLICAS e aos PROCESSOS LICITATÓRIOS", frisa Alves.

Está esculpido na Lei de Responsabilidade Fiscal, no seu Art. 49 - "As contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ficarão disponíveis, durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico responsável pela sua elaboração, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade".

"Fique de olho"!

Nota do blog: Você já telefonou, escreveu ou procurou um parlamentar para cobrar promessas de campanhas?

Nenhum comentário: