quinta-feira, 27 de julho de 2017

Escola Antonio Dantas realiza Audiência Pública com a temática Resíduos Sólidos


Dando prosseguimento às ações relacionadas ao PIP - Projeto de Inovação Pedagógica, a Escola Estadual Professor Antonio Dantas realizou na manhã do último sábado (22/07), uma audiência pública para tratar, junto às autoridades e instituições locais, sobre um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade moderna: "Resíduos sólidos de Apodi: destinação e como gerenciar". O evento que aconteceu no auditório do STTR - Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, foi organizado pela equipe pedagógica e docente da Escola, tendo como público alvo os alunos matriculados no 1° ano do Ensino Médio, e contou com total apoio da equipe gestora.

O professor Samuel Souza, coordenador do PIP, atuou como mediador entre a mesa diretora (autoridades e entidades representadas) e a plenária (alunos e professores). Além de expor suas considerações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido, o professor apresentou um vídeo ilustrativo acerca da Lei 12.305/2010, Lei dos Resíduos Sólidos. Aldeniza França, coordenadora pedagógica da Escola Antonio Dantas, fez uma breve explanação do projeto "Sustentabilidade e Educação Ambiental: repensando os saberes escolares". O tema meio ambiente está inserido na proposta pedagógica da escola desde 2002, e ao longo dos anos tem sido ampliado, visando melhorar o comportamento dos estudantes, alertando-os para os impactos do lixo aos ecossistemas.


Os vereadores Genivan Varela, Gilvan Alves e João Evangelista enriqueceram o debate levantando questões desde a presença de órgãos fiscalizadores à participação da sociedade na reelaboração do plano diretor para rever a problemática do aterro sanitário, abatedouro, entre outros. Participaram também das discussões, os alunos Lindielson Santos e Anderson Torres, demonstrando suas perspectivas e estudos sobre a temática, além de perguntas de outros estudantes direcionadas à mesa diretora. Pedro Bandeira, professor da Escola, fez sugestões ao poder executivo de implantação de benefícios via IPTU para incentivar a coleta seletiva pela população.

Estiveram presentes na audiência, representantes de entidades apodienses: Pr. Cícero Manoel dos Santos, da Igreja Congregacional e presidente da COEVAP - Comunidade Evangélica Apodiense; Agnaldo Fernandes, presidente do STTR Apodi; secretários municipais Alan Rodrigues (Urbanismo), Elmo Alves (Educação) e Luis Felipe (rep. Secretaria de Agricultura); Genildo de Sousa, especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento, como representante de pais; professor Ozamir Lima, pelo SINTE/RN e SINTRAPMA, que fez o enfoque sobre as produções textuais feitas pelos alunos via diários de bordo, bem como as visitas técnicas para conhecer os problemas do lixo local.

Clique AQUI e continue lendo.

Por Nara Lyra

Nota do blog: O ApoDiário já abordou este importante tema, clique AQUI e reveja.


Nenhum comentário: