quinta-feira, 6 de julho de 2017

Vereador quer município como protagonista na segurança pública

Gilvan Alves apresentou a sociedade apodiense 10 Novas Ideias para contribuir com a Segurança Pública no município.

Gilvan Alves (AVANTE) é empreendedor e está no primeiro mandato como vereador.

Atribuída ao Estado por força de lei, conforme prevê o artigo 144 da Constituição, a segurança pública em Apodi – Rio Grande do Norte pode ser protagonizada pelo município. É o que pretende o vereador Gilvan Alves (AVANTE) empreendedor em primeiro mandato na Câmara Municipal.

Entre as principais Novas Ideias do parlamentar, a criação da Guarda Municipal, a criação da Agência Municipal de Trânsito, aumento no Contingente Policial, Batalhão do Corpo de Bombeiros e aumento no Monitoramento por Câmaras. Outra interessante ideia é uso de drones para reforçar o monitoramento.

Alves garante que as propostas encontram amparo na Casa. “Essas ideias são bem vistas pelos demais vereadores e pela sociedade civil organizada”, comenta.


A ideia do vereador é articular com Município e Estado essas Novas Ideias para que o Executivo seja pró-ativo em suas iniciativas de segurança pública.

“Com a implantação da Guarda Civil Municipal, por exemplo. Podemos cobrir os prédios públicos com um sistema de videomonitoramento eficiente e utilizar esse efetivo em rondas preventivas que aumentem a presença e a sensação de segurança nas escolas e nos bairros da cidade”, sugere o parlamentar.

“A segurança pública só é vista quando alguma coisa acontece na sociedade. Um problema que o município sempre deixou para o Estado, mas nós podemos ser protagonistas criando dispositivos pra ações pró-ativas na nossa cidade. Municípios menores que o nosso já implantaram a guarda municipal”, acrescenta.

Nota do blog: acrescentaria ainda definição de um percentual mínimo previsto no orçamento municipal para investimentos em políticas públicas como prioridades.

Na prática, a proposta de criação do fundo seguirá como uma sugestão ao Executivo, mas se instituída, passa a ser medida obrigatória nas administrações futuras.

Nenhum comentário: