segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Por que Apodi não consegue gerar empregos?

O município de Apodi não consegue atrair industriais, por quê?

Vista área do município de Apodi - RN
O mercado de trabalho de hoje busca pessoas empreendedoras, que tomem decisões, dediquem seu tempo e esforço para alcançar suas metas, e ainda assumam riscos.

Atualmente, o empreendedorismo é visto como uma qualidade dinâmica, que almeja aumentar a riqueza. Um bom empreendedor acredita que suas realizações dependam dele mesmo e não fica à mercê de forças externas, sobre as quais não tem controle. Mas não é ele quem coloca a "mão na massa". Seu papel é criar e delegar responsabilidades a equipes, pois consegue controlar a si mesmo e ainda influenciar o grupo, para atingir seus objetivos.

Não é a toa que, a cada eleição que passa, fala-se mais da necessidade de se ter prefeitos empreendedores. Monta-se a equipe, assume riscos e toma decisões que podem – ou não – gerar bons resultados. Mas assumir o risco, pois sabemos que o sucesso não ocorre sem alguma dose de incerteza.

O prefeito empreendedor, quando se depara com um problema, toma a iniciativa, que nada mais é do que a capacidade de a pessoa agir, quando necessário.

Não há contradições nem diferenças entre os objetivos dos prefeitos e os dos empresários empreendedores. Aliás, o verbo empreender vem do latim imprehendo ou impraehendo, que significa "tentar executar uma tarefa".

Um bom gestor público procura executar tarefas. E, como o empresário, o prefeito também deve buscar aumentar as receitas do município para, dessa maneira, poder realizar mais investimentos na cidade.

Porém, diferentemente das empresas privadas, não é possível criar um novo produto ou serviço e cobrar por isso, para aumentar a receita. A solução é arrecadar mais impostos, mas sem aumentar o ônus sobre os contribuintes, que já sofrem com a cascata de tributos públicos existentes.

A solução, então, é trazer novas empresas para o município, o que também requer alguns cuidados.

Entra prefeito, sai prefeito e Apodi permanece na mesma.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

2 comentários:

Bruno Coriolano disse...

Vou chutar:

1) Porque a máquina pública não consegue se sustentar ficando mais enxada. Não tem como empregar mais tanta gente e ainda "ter saúde" financeira para prestar contas no final do mandato.

ou

2) A mão de obra qualificada encontra lugar em outros centros, nada de anormal nisso. O fato de Apodi não gerar mais empregos não quer dizer que outras cidades estão. A crise é geral.


Pastor José Jerônimo disse...

A DESCULPA É SEMPRE ESSA,POREM TODOS SABEM QUE O APODIENSE APROVA EM SUA MAIORIA O GESTOR QUE INVESTE EM BRINCADEIRAS COMO BEBIDAS PAGAS COM O DINHEIRO DO POVO ALUGUES EXORBITANTES PARA PROTEGER OS CORRELIGIONÁRIOS ETC ETC. EU ESCREVO ISSO POREM NÃO É NOVIDADE TODO APODIENSE SABE E A MAIORIA APROVA ENQUANTO O APODI FOR GOVERNADO PELOS PARTIDOS QUE AI ESTÃO NÃO VAI HAVER DESENVOLVIMENTO NENHUM E AGORA QUE TEM UMA FORMA DE EMPREGAR LEGALIZADA QUE
É O TAL DO COMISSIONADO QUE INCHA A MÁQUINA E DEIXAM AS RUAS ESBURACADAS FIZERAM ULTIMAMENTE UM TAL DE TAPA BURACO QUE DE TAPA BURACO NÃO TEM NADA ULTIMAMENTE FIZERAM TAPARAM OS BURACOS MAIORES E OS PEQUENOS JÁ COMERCIAM A
FICAREM GRANDES AS UBSS FECHADAS EM SUA MAIORIA E SEGUNDO EU VI EM UM MEIO DE COMUNICAÇÃO SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE O GESTOR DE APODI JÃ ESTAVA REELEITO ISSO É UMA VERGONHA!!!! ISSO É APODI.GOSTARIA DE SABER PARA ONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO OS MILHÕES DOS ROIAUTES.