terça-feira, 17 de outubro de 2017

Por que as finanças públicas estão quebradas?

Por Erick, O Caçador

Nós, brasileiros, pagamos uma das maiores cargas de impostos do Mundo. No entanto, os serviços públicos que o Estado nos oferece são dos piores no Mundo. Como se explica que damos ao Governo dinheiro para viver num País de nível europeu, mas vivemos num lugar que lembra países devastados por guerras e catástrofes naturais? A resposta reside no que a gestão política faz com nosso dinheiro - e aí entramos no assunto da qualidade de nossa classe política.

Como mostra o sistema de gestão pública desnudado pela Operação Lava-jato e o acompanhamento das "manobras" políticas que buscam reformas (prejudicando a população e fazendo a defesa de corruptos), o que quebra o Brasil é:
  • 1 - Corrupção generalizada, em todos os níveis, com pouca punição;
  • 2 - Dívidas de Grandes Empresas com o Estado, que nunca são pagas;
  • 3 - "Acordos" em que os governantes "perdoam" exorbitantes dívidas de seus aliados políticos;
  • 4 - Desvio de dinheiro público para outras finalidades;
  • 5 - Excesso de cargos comissionados (que, muitas vezes, são funcionários fantasma);
  • 6 - Gestão pública incompetente que não recebe qualquer punição;
  • 7 - Característica de ausência de espírito público na Classe Política, em geral;
  • 8 - Compromisso das Gestões Políticas em fazer despesas com banqueiros e outros aliados da iniciativa privada (Empresas de Terceirização), deixando o custeio dos serviços públicos e do funcionalismo em último plano;
  • 9 - O fato de que a classe política é quem nomeia a cúpula do Judiciário, de forma que o Estado perde o poder de se equilibrar por auto-regulação. Se as coisas chegaram no pé em que estão, onde esteve e está a fiscalização da máquina pública que é função do Judiciário? A resposta fica nas entrelinhas;
  • 10 - Alienação da população, principalmente a da parcela politizada e de melhor escolaridade, que se arroga de "criticar o sistema", mas apoia abertamente políticos corruptos e não aprende com os fatos que estão à vista de todos. São esses que confundem a maioria da população que tem menos escolaridade, que os corrompe e os doutrina com ilusões. É esse povo que reelege a tal classe política lesa-pátria e faz a perpetuação do Sistema.
É por esse conjunto de razões que o Brasil, enquanto Estado, está quebrado e sem luz no fim do túnel. Apenas uma mudança que interfira profundamente, em escala nacional, nos fatos elencados acima pode ter algum teor de solução verdadeira.

Erick Guerra, O Caçador

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.